19 de dez. de 2008

OBRIGADA 9A SÉRIE!

Oi gente, já estou com saudade de vocês!

Abaixo estão alguns textos (não dá pra digitar tudo =] ) que vocês entregaram na última semana de aula, que me mostram o quanto é gratificante ser educador. Muito obrigada de coração!



O QUE VOCÊ LEVARÁ DAS AULAS DE HISTÓRIA PARA A SUA HISTÓRIA?

A matéria de história abordada na nona série é uma matéria que nos enriquece culturalmente e, simultaneamente, nos mostra a origem de conflitos e fatos que ocorrem nos dias de hoje.
Através das aulas de história desse ano, pudemos acompanhar trajetórias políticas de mudanças, conquistas e lutas que aconteceram em todo o mundo, sobretudo durante o século XX. Além de todo o conhecimento didático que nos será útil em vários momentos de nossas vidas, levarei todo o valor moral que foi passado nas aulas enquanto estudávamos momentos da história onde os valores humanos foram ignorados e esquecidos em prol da superioridade política, pois a presença desse valor nos jovens da sociedade atual é fundamental para a construção de um mundo melhor.
Luiza Lima – 9ª Série A


O que aprendi com a História
Nesse ano aprendi que a história é muito importante na nossa vida. Aprendi a me divertir quando estudo história e esse foi um motivo de minha nota aumentar. Aprendi palavras novas, conheci histórias que não conhecia. Penso que esse ano ficará para a minha história como o ano mais marcante da minha vida, momentos bons e ruins (pessoais), e também político, histórico e ideológico, como: independência de Kosovo, a maior crise desde 1929 e também a chegada de um presidente negro nos EUA. Conclui então que história é vida!
Gabriel Sallum P. Guimarães – 9ª Série C


Eu vou levar o conhecimento que adquiri nas aulas ao longo do ano, junto com o respeito que eu consegui perceber que temos que ter com as pessoas independente da cor ou raça. Eu aprofundei na vida das pessoas, como era difícil por exemplo a vida dos judeus. Isso eu levarei para toda a minha história. Pedro Bernardes Zerlotini Costa - 9ª Série B

Fernanda, na minha opinião, as aulas de história são muito importantes, não só porque junto com Matemática é a matéria que mais gosto, mas porque é muito importante para conhecermos a história de nosso país e de outros países do mundo, para conhecermos a luta de nações durante seu surgimento para tornarem independentes e etc. Além disso, as aulas de História nos dão uma cultura e um conhecimento sobre o mundo muito grande e, com certeza, esses conhecimentos adquiridos nas suas aulas, eu levarei e me será muito útil durante a minha vida, não apenas o conhecimento que a matéria em si nos dá, mas o conhecimento que você Fernanda nos passa, as lições de vida e os conselhos que você me dá principalmente, por isso as aulas de história me servirão muito durante minha vida.
Fábio Henrique França Resende - 9ª Série A

Nas aulas de história eu aprendi a respeitar as diferenças das pessoas, analisar cada situação, ver seus prós e contras, aprender com os erros para não repeti-los no futuro, aprendi a ouvir as pessoas. Tudo que eu aprendi ajudou-me muito como pessoa, pois uma pessoa que pensa de um lado só, acaba se tornando alienada por ver só o lado que a beneficia, uma pessoa que não ouve não é ouvida, uma pessoa que não respeita não é respeitada. São essas coisas que levarei para a minha vida. Fabiana Reis - 9ª Série A


Tudo o que nós aprendemos nas aulas de história é importante para desenvolver o nosso caráter, pois aprendemos muita coisa sobre as pessoas e a forma que elas pensam e agem. Caio Furtado – 9ª C

Levarei para a minha vida muitas coisas, como: disciplina, respeito
e muitas outras coisas, mas principalmente o conhecimento não só histórico, mas também conhecimentos gerais e culturais. As aulas de história foram muito legais e acho que nunca na minha vida consegui guardar tantas coisas históricas, foram as melhores aulas.
Diogo Vieira de Mello – 9ª Série C



Eu levarei para minha vida excelentes recordações da minha professora, que pegava no meu pé mas que eu adoro e das matérias muito interessantes.
Hugo Patrocínio – 9ª Série C

Desde o começo do ano eu venho aprendendo com a aula de história a compreender melhor a realidade. Com o olhar mais crítico eu consegui ver as grandezas dos atos e o tamanho das conseqüências.
Samuel Rezende Quintero – 9ª Série C

Com as aulas de História, aprendi muito sobre assuntos polêmicos e controversos. Assuntos que afetam a política, religião e a sociedade em âmbito nacional e internacional. Entre estes temas estão o nazi-fascismo e o socialismo, que mesmo após décadas do seu fim ainda geram polêmica. Graças a isso tudo, hoje, sou capaz de ver e entender melhor a atualidade e melhorá-la.Felipe Domingos de Souza - 9ª Série C

As aulas de história trazem curiosidades e aquela matéria que achava que já “morreu” no tempo, está mais viva do que nunca em revistas e jornais que trazem a cada dia uma surpresa diferente daquilo que antes era visto como chato.
Wanessa Lamêgo de Carvalho Possas
- 9ª Série C

Nas aulas de história, aprendemos fatos que nos ajudam a compreender melhor algumas situações hoje em dia. Continuamente, questões raciais, políticas e econômicas são discutidas na sala de aula, relacionando o passado, o presente e o futuro; introduzindo melhor entendimento da matéria.
Principalmente a matéria do século XX que vimos ao longo do ano, pois é rica em revoluções e protestos propondo a nós a reflexão sobre o assunto e a formação de opinião. Com certeza, das aulas de história levarei muito para a minha vida, pois pude formular muitos pensamentos e reflexões, e as levarei adiante.
Isabela Marinho - 9ª Série A

Eu levarei das aulas de história para minha história um grande ou maior aprendizado que eu tive esse ano, a vontade de um mundo melhor, com menos desigualdade. Verei os pobres e negros como também vítimas de um processo histórico, um passado racista e pensado somente no bem dos brancos. Levarei para a minha vida a vontade de mudar essa situação, para que conquistem o seu lugar na sociedade.
Fernanda Megda Reis
- 9ª Série A

As aulas de história me propiciaram voltar no tempo com os textos que você pede para fazermos nos imaginando vivendo em determinadas épocas. E isso também nos faz sentir o que outras pessoas sentiam e nos faz realizar de como hoje o mundo está mais evoluído, liberto e melhor.
Das aulas de história vou levar para a minha história momentos de felicidade e de auto descoberta.
Júlia Vieira - 9ª Série B

Aprendi a observar todos os lados de uma situação, a ser mais política, comunicativa. Observo as coisas com mais atenção, curto certas coisas que antes eu considerava banais, agora percebo que são cultura. Aprendi que as diferenças é que formam o mundo, e por isso, tudo o que é diferente eu gosto muito.
Além disso, adquiri conteúdo, que é cada vez mais importante para meu entendimento e formação. Agora sei que o que vivemos hoje, o comportamento da sociedade, o QUE EU FAÇO É HISTÓRIA. E talvez, no futuro, a nova geração estudará a sociedade hoje, já que a história nunca tira férias.Acredito que todas as profissões precisam de história; um psicólogo precisa entender o mundo hoje para tratar seus pacientes, a matemática é uma herança que vem evoluindo, e o Direito também exige um vasto conhecimento de história. Por isso ela é muito importante, útil e agradável em minha vida.
Rafaela Loreto
- 9ª Série C


Com a história levo para minha vida só coisas boas, porque com ela aprendemos a recomeçar, lutar, vencer, perder, mas acima de tudo nunca desistir. Porque com a história tiramos exemplos verídicos. Como pode um país completamente derrotado, devastado, renascer de suas cinzas? Assim, creio que posso fazer na minha vida, porque sei que terei altos e baixos, e nos meus baixos lutarei como nunca, montarei meu próprio exército e sei que poderei vencer todas as batalhas. Porque sei que sou capaz e isso aprendi com a história.Carolina Costa - 9ª Série A

No ano de 2008, com a história mais próxima da realidade de hoje, pude perceber que dela vou levar muitas coisas para minha vida, como sempre tentar consertar o que de mal fiz na minha vida, pois mesmo que enfrente uma grande guerra, sei que posso renascer muito mais forte. Se nada na minha vida estiver dando certo, sei que posso fazer uma revolução e com ela reverter todas as situações difíceis. O que eu vejo na história, levo sempre para mim, porque modificar sua história é tentar ser feliz!Marcelle Abreu - 9ª Série A


Eu levarei para a história da minha vida, tudo o que eu aprendi sobre a história do meu país e do mundo, aprendendo com os erros do passado e pensando em um futuro melhor.
Eu aprendi a analisar os fatos e o contexto de cada fato na história e isso me ajudava muito para entender a minha própria história.
Com as aulas de história aprendi também a valorizar a todos, inclusive os excluídos sociais, por que eles fazem parte da história e assim eles fazem parte da minha história também.
Ana Carolina Arruda – 9ª Série A

9 de dez. de 2008

Funk de História

Última aula do ano, usamos até funk pra relembrar o governo João Goulart e golpe de 64!
A 9A teve só 10 min para ensaiar e apresentar....
Autoria da Bárbara Canela que foi para o 3ano (cruzes, estou ficando velha....)

Ditadura Militar



Oi gente!
Acima as capas de 2 livros fundamentais sobre a Ditadura Militar no Brasil que você pode baixar:
"BRASIL NUNCA MAIS" - clássico contendo depoimentos organizados por D. Paulo Evaristo Arns e Jaime Wright em 1985.
"O DIREITO À MEMÓRIA E À VERDADE" - contém mais de 500 páginas sobre pessoas torturadas e mortas pela ditadura.

Promessa é dívida =] então BAIXE os slides sobre o regime militar no Brasil.

Breve publicarei fotos do memorável almoço que nós, professores, tivemos com a 9a Série A! Aguarde!
Beijinhos!

3 de dez. de 2008

RETA FINAL


Oi gente!

Hoje foi nossa última aula. =[
Mas ainda vou encontrá-los na sexta-feira =] para entregar os exercícios avaliativos corrigidos, inclusive o de ontem.
Aproveitem para estudar bastante para os últimos simulados!
Em breve publicarei aqui uma aula bem legal sobre a Ditadura militar. Aguarde!
Abraços,
F.

1 de dez. de 2008

HIP-HOP e Operação Brother Sam


Olá pessoal!

Ajudem a votar na enquete da Globo Minas para repetirem o programa sobre Hip-Hop. É daquele mesmo grupo do Maurício PC que encontramos no 1º semestre no Cine Pargaem e que fez o documentário BH tem Hip-Hop. Ajudem, votem!

DIÁRIO 01/12:
Revisamos em sala o cap. 18, pois AMANHÃ teremos o último exercício avaliativo sobre ele (3,0 pontos).

DICA:
Leia sobre a Operação Brother Sam, quando os EUA apoiaram o golpe de 64 que instalou a ditadura militar no Brasil (1964-1985).

Big abraço e até amanhã!
F.

26 de nov. de 2008

Tempo instável




AVALIAÇÃO 2a CHAMADA

Olá pessoal!

Prova de 2ª chamada: 01/12, segunda-feira.
Matéria: cap. 14, 15 e 17.

Exercício Avaliativo Final (3,0 pontos): será dia 02/12, terça-feira.
Matéria: cap. 18.

Big abraço!

24 de nov. de 2008

Dicas e Cronograma


Olá! Confira as DICAS:
- Acima o livro indicado hoje em sala, é um romance muito legal (se o tivesse conhecido antes, ele seria adotado na etapa 3): "A ditadura no Brasil" - Vinícius Caldevilla e Wanderley Loconte - Editora Saraiva
- Baixe gratuitamente a história em quadrinhos sobre a Ditadura Militar no Brasil.
- Visite o site da revista Time Life com milhões de fotos históricas!

Diário 24/11:
- Corrigimos em sala o Simulado.
- Anotamos o dever de casa para amanhã: pg. 280 (1 e 2) e resumir o cap. 18 no caderno.
- Anotamos o Cronograma final:
26/11 - Exercício Avaliativo - cap. 14 e 15 (3,0 pontos)
02/12 - Exercício Avaliativo - cap. 18 (3,0 pontos)
03/12 - Aula Final sobre Ditadura Militar

Abraços e até amanhã! =]

22 de nov. de 2008

GABARITO SIMULADO ETAPA 3

Olá queridos alunos!
Confiram o gabarito do Simulado de hoje:
TIPO A: 1b, 2d, 3c, 4a, 5d, 6c, 7c, 8a, 9d, 10b, 11d, 12c.

TIPO B: 1c, 2a, 3b, 4d, 5a, 6d, 7a, 8c, 9a, 10d, 11c, 12b.


Confira também pelas alternativas:
Questão MACK adaptada - R: Aceitação pelos jovens do padrões da sociedade, vontade e determinação de ajustar-se ao sistema, crença na sociedade de consumo.

Questão sobre a Guerra do Vietnã, EXCETO. R:
Os EUA, potência que conquistou o solo lunar em 1969, saiu vitoriosa do conflito e impediu o crescimento do comunismo no Sudeste Asiático.

Questão sobre o movimento pelos direitos civis dos negros nos anos 50/60 a INCORRETA. R: Em 1963, nos cem anos da abolição da escravatura nos EUA, Luther King proferiu o famoso discurso "Eu tenho um sonho", defendendo o uso da violência como forma dos negros conquistarem seus direitos.

Questão sobre o movimento hippie. R:
A crítica aos padrões comportamentais ditados pela sociedade de consumo e a oposição à convocação para lutar na guerra do Vietnã.

Questão sobre o 40º aniversário da Primavera de Praga. R: TODAS estão corretas.

Questão sobre Cuba. R: Invasão da Baía dos Porcos.

Questão da PUC Rio 2008. R: A imagem de Che Guevara foi formada por ícones da sociedade de consumo, o que desvirtua a essência do seu pensamento revolucionário e anticapitalista.

Questão - "Os artistas recolhiam seus tema diretamente da cultura popular... R: Pop art.

Questão - ".... saio da vida para entrar na história". R: Carta-testamento de Getúlio Vargas, de 1954.

Questão governo Kubitschek.. R: estabilização dos índices de inflação.

Questão PUC.MG - O Populismo. R: o início da ditadura militar em 1964.

Questão - "O movimento apresentava uma nova proposta que revolucionava o cinema no país... R: Cinema Novo.

E aí, estudou muito? Se saiu bem? Deixe seus comentários aqui! Beijos!

21 de nov. de 2008

PLANTÃO TIRA-DÚVIDAS

CONVITE - DICA CULTURAL:
Visite o 3º Varal Fotográfico do Fotoclube BH
23/11, domingo, 9h às 18 h, na Praça da Liberdade. ENTRADA FRANCA. + de 90 fotógrafos profissionais e amadores. Inf.: Lorena Nicácio - 9405-9485 (organizadora e minha irmã).

DIÁRIO E PLANTÃO:
Hoje, na aula extra, corrigimos os exercícios cap. 15 e tiramos dúvidas. Ainda ficou dúvida? Recorra ao plantão via msn (fernanda.prof@hotmail.com): HOJE, 21/11, 17 às 18h!

Até mais tarde! Beijos!

18 de nov. de 2008

PLANTÃO

Oi gente!
Hoje tivemos aula expositiva para explicar o cap. 15 a partir do resumo entregue em sala.
Dever de casa: exercícios 1 a 4 da folha-resumo (cap. 15).
AMANHÃ: exercício avaliativo em sala (1,0 ponto).
MATÉRIA DO SIMULADO (SÁBADO, 22/11): CAPÍTULOS 17 e 15.
PLANTÃO TIRA-DÚVIDAS: Aula-extra na sexta-feira, no horário de inglês, só para tirar dúvidas dos cap. 17 e 15.
Com tudo isso, quero ver todo mundo fechando esse simulado! Beijos!

Era JK

A animação aborda os aspectos positivos e negativos da Era JK.
A mídia tende a mostrar somente o lado positivo do governo JK como a "Era de Ouro do Brasil". Ignoram a inflação, o aumento da dívida externa e a corrupção do período.

Morte de Getúlio Vargas

17 de nov. de 2008

PRÉ-SIMULADO







Olá queridos alunos!


Ficaram ótimas as reflexões sobre a História. Breve publicarei alguns textos aqui.
Hoje fechamos o cap. 17 e pedi a leitura do cap. 15 como dever de casa.
Não faltem amanhã, pois explicarei o cap. 15 (governos Dutra, Vargas e JK) para o Simulado deste sábado.


DICAS:
  1. O último governo Vargas - Leia a Carta testamento de Vargas - QUIZZ Vargas - IMAGENS
Você conhece as obras de JK que se tornaram pontos turísticos em Belo Horizonte e contribuíram para projetá-lo como governador e depois o "Presidente Bossa-Nova"? VISITE o Museu virtual JK e veja vídeos, fotos e depoimentos.


Abraços e até amanhã!

13 de nov. de 2008

Obama Pop


Olá pessoal!

Em meio à crise econômica, Obama virou pop-star, pois se espalham pelo mundo músicas sobre ele e em protesto à era Bush. Conheça os VIDEOCLIPES POLÍTICOS AQUI.
Beijocas!

12 de nov. de 2008

Aula 12-11

Olá turma!
Hoje corrigimos os exercícios e praticamente terminamos o cap. 17.
Na próxima aula você deverá entregar aquela reflexão que pedi no início do ano. Também iniciaremos o cap. 15.
Como comentei em sala, leia AQUI os diários de Che Guevara poucos dias antes de ser morto pela polícia boliviana e pela CIA.
Conheça também o famoso blog DesdeCuba.com, escrito por Yona Sánchez, que vive hoje na ilha socialista e critica o regime.

10 de nov. de 2008

Aula 10-11

Olá pessoal!
Hoje entregamos em sala a prova 2 da etapa 3.
PARABÉNS aos alunos que se destacaram:
9ª Série A: Gabriel Paiva, Luiza Lima, Marcelle Abreu, Rachel Albergaria e Tarcísio Cyrino.
9ª Série B: Bárbara de Melo, Érica Vieira, Gabriela Colen, Ivo Semino, Júlia Vieira e Rafael Pimenta.
9ª Série C: Alessandra Carneiro, Antonio Phelipe, Carolina Mello, Felipe Bottrel, Gabriel Sallum, Marcela de Melo, Rafaela Loreto e Wanessa Possas.
Entregamos também os outros trabalhos e BANC's corrigidos e explicamos como serão distribuídos os outros 8,0 pontos.
PARABÉNS às alunas RAFAELA LORETO (9C) & RACHEL ALBERGARIA (9A) pela vitória do desafio! As duas receberam seus brindes em sala.
Agora vamos nos concentrar para o simulado, que será no próximo sábado letivo: 22/11!
Beijocas e até amanhã!

9 de nov. de 2008

1968 - Revoluções


Clique para assistir ao vídeo sobre o ano de 1968 e entenda a revolução na música, nos costumes, nas relações... propostas que continuam presentes até hoje.
Ouça os programas da Rádio UFMG educativa: 40 anos de maio de 68 no Brasil.
Leia a cronologia das manifestações estudantis.

Big abraço!

4 de nov. de 2008

DO LOCAL AO GLOBAL


DESAFIO - UFMG

UFMG 2a etapa:

Clique na imagem para ampliá-la.
Envie sua resposta como comentário ou por e-mail até 8/11! O autor da melhor resposta será premiado com um brinde. Participe!!!

3 de nov. de 2008

ANOS 60 - CHE GUEVARA





CHE GUEVARA - O HOMEM E O MITO
Oi gente!
O lançamento do filme "Che", selecionado para o atual Festival de Cannes, reacende a polêmica em torno deste personagem histórico.

Hoje anotamos o registro e o trabalho sobre as mudanças dos anos 60. Nesse contexto ganhou projeção o médico argentino Ernesto Guevara ou "Che" Guevara, que tornou-se revolucionário em Cuba e virou o grande ícone da juventude e da rebeldia até hoje. Após 41 anos de sua morte, ele levanta polêmicas:

Seria Che uma FARSA (de acordo com a Veja), "UM PORCO FEDORENTO", ou o jovem herói do filme Diários de Motocicleta"? Ou ainda um produto rentável?

Aprenda e teste seus conhecimentos sobre Che Guevara (ou Ernesto Guevara de la Serna) aqui.

Beijocas!

31 de out. de 2008

GABARITO PROVA 2 - ETAPA 3

Olá queridos alunos!
Confiram o gabarito da prova de hoje:
Tipo A: 1d, 2c, 3c, 4d, 5a, 6d
Tipo B: 1a, 2a, 3b, 4b, 5d, 6b
QUARTA-FEIRA, 05/11, às 13h30min vou passar o filme "Treze dias que abalaram o mundo" que trata da crise dos mísseis de Cuba, em 1962, que foi o auge da Guerra Fria. Conto com você!
PARABÉNS para a ALESSANDRA SIQUEIRA (9ª C) que decifrou o código e descobriu onde está o tesouro! Na segunda-feira a Alessandra poderá buscá-lo!
Aguardem novos desafios!
Beijos e bom final de semana.

28 de out. de 2008

CHURRASCO 24-10-08


Descolonização Afro-asiática

Olá pessoal!
Hoje à noite estarão aqui as fotos do churrasco de confraternização da 9ª Série!

DICA - ESPECIAL GUERRA FRIA: INÍCIO - CRISES

Diário 28-10
9C: Jogo de revisão sobre Guerra Fria - explicação cap. 16 (descolonização) - dever cap. 16
9B: explicação do cap. 16 a partir do registro do caderno
9A: Jogo de perguntas e respostas sobre o cap. 16 (descolonização afro-asiática) - dever cap. 16
Amanhã vamos corrigir os exercícios e tirar dúvidas.
Lembre-se: a matéria da prova sexta-feira, 31/10, é cap. 14 e 16!
Beijocas!

DESAFIO - ENIGMA GUERRA FRIA

Oi!
Trouxe um DESAFIO diferente para você:
Escondi um brinde legal em algum lugar do Colégio. O primeiro aluno que conseguir decifrar o código abaixo, saberá onde buscar o prêmio:

OEORNBBITCTSUOAILOEA

Dica para decifrar: "Após a II Guerra Mundial iniciou a Guerra Fria e a disputa entre dois blocos antagônicos: o capitalista e o socialista".

Boa sorte! O último dia para responder é sexta-feira, 31/10!

22 de out. de 2008

AUGE DA GUERRA FRIA


Oi gente!
Exatamente no dia 22/outubro (mas de 1962) ocorreu o maior conflito da Guerra Fria: a crise dos mísseis de Cuba. Saiba mais com a reportagem da Veja daquela época (!) e o vídeo.

Diário 22/10:
Hoje terminamos o capítulo da Guerra Fria.
Na próxima aula vamos corrigir os exercícios desse assunto e ver o cap. de Descolonização!
ENCONTRO VOCÊS NO CHURRASCO SEXTA-FEIRA! OBA!
Beijocas! =]

20 de out. de 2008

RETORNO

Olá pessoal!

Depois de uma semana de provas seguida de um longo feriado, estamos de volta!

Hoje entregamos a prova 1 da etapa 3 e a corrigimos em sala. PARABÉNS especial aos alunos que se destacaram (acima de 90%):

9A: Luisa Capellini, Luiza Lima, Marcelle Abreu, Marcelo Rocha e Rachel Albergaria.

9B: Camila Rocha, Érica Vieira, Júlia Vieira e Marina Lavalle.

9C: Alessandra Carneiro, Carolina Rocha, Diogo Brazioli, Érica Cástex, Felipe Bottrel e Rafaela Loreto (gabaritou!).

Amanhã retomaremos o estudo da Guerra Fria.

CURIOSIDADE

É interessante pensar que se não tivesse ocorrido a Guerra Fria, talvez não existisse a Internet!Como assim? Na década de 60, auge da Guerra Fria, a Internet surge do interesse americano em descentralizar o seu sistema de comunicação. Assim, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear soviético, a rede continuaria a manter a comunicação das bases militares. Leia +!

Abraços e até amanhã!

13 de out. de 2008

Anita Leocádia

Olá!
Hoje, às 13h30min vimos o filme Olga, de acordo com a proposta do Cine Magnum.
Aproveite, clique e assista ao vídeo no qual a própria Anita Leocádia, filha de Olga Benário e Luís Carlos Prestes, conta a sua história, que também é a história do Brasil e do mundo!
Até amanhã! =]
Diário 13-10
Hoje corrigimos o dever de casa e anotamos o registro da Guerra Fria (cap. 14). Amanhã desvendaremos a Guerra Fria, o Muro de Berlim, a Guerra da Coréia...

8 de out. de 2008

La Guerra Fría -Comunistas 1947-1953 (Parte 1 de 5)

Este vídeo e todos os outros da série, são ótimos para percebermos o clima tenso da Guerra Fria.

CINE MAGNUM



Oi gente!

Estou aguardando a aprovação do Colégio, mas já planejei assistirmos ao filme "Olga" na segunda-feira, 13/10, no pátio novo, às 13h30min. Vai ser legal para fixarmos mais a Era Vargas, o Nazismo e a II Guerra Mundial.
Na próxima semana veremos Guerra Fria!
Abraços e até amanhã!
F.

6 de out. de 2008

GABARITO prova 1 - etapa 3


Oi gente!
Que tal conferir o gabarito da prova de hoje? Anote:
tipo A: 1c, 2c, 3d, 4a, 5b, 6b
tipo B: 1d, 2a, 3c, 4b, 5c, 6a
Até amanhã! Big abraço!

4 de out. de 2008

REVOLUÇÃO DE 30 - QUIZ



Olá!
Teste seus conhecimentos sobre o cap. 11 e a Revolução de 30 AQUI!
Saiba TUDO sobre Getúlio Vargas no especial da Veja!
Beijocas! F.

3 de out. de 2008

IMPREVISTO

Queridos alunos,

Infelizmente tive um imprevisto com o meu carro e, por isso, nosso plantão precisará ser transferido para amanhã, de 9h às 10h da manhã.
Um abraço!
Fernanda

1 de out. de 2008

A Era Vargas - Parte 01

Assista aos vídeos da Era Vargas partes 1 e 2, assim você estará estudando para a prova. Beijocas! F.

PLANTÃO TIRA-DÚVIDAS

Fonte: NOVAES, Carlos Eduardo. História do Brasil para Principiantes.

Oi gente!
Hoje estudamos a Era Vargas e analisamos as imagens acima (em transparências).
Anotamos mas não custa repetir a matéria da prova dia 06/10, segunda-feira:
cap. 11 (Fim da República Velha), cap. 12 (Segunda Guerra Mundial) e cap. 13 (Era Vargas).

PLANTÃO TIRA-DÚVIDAS VIA MSN (fernanda.prof@hotmail.com):
3/10, sexta-feira, de 17h às 18h.

Beijocas!
F.

29 de set. de 2008

HISTÓRIA E CINEMA - ETAPA 3


Olá queridos alunos!
Quem leu a última postagem do blog está mais preparado para curtir os filmes indicados para a etapa 3. É mais uma forma de aprendermos sobre a História.
Segue abaixo a mesma lista de filmes que deixei na sala de aula. Assisti a todos e os meus preferidos estão na cor verde.
Abraços! F.

Diário 29/09: os estudantes entregaram as redações sobre a Dona Paquita, corrigimos o dever (p. 214, 4 e 5), finalizamos o cap. 12 e iniciamos o cap. 13.

N.º - Filme - Tema histórico
1 - O Triunfo da Vontade - Nazismo
2 - A Conquista da Honra - II Guerra Mundial
3 - A lista de Schindler - II Guerra Mundial
4 - A queda - As últimas horas de Hitler - II Guerra Mundial
5 - A vida é bela - II Guerra Mundial
6 - Cinema, Aspirins e Urubus - II Guerra Mundial

7 - Além da linha vermelha - II Guerra Mundial
8 - Amém - II Guerra Mundial
9 - Cartas de Iwo Jima - II Guerra Mundial
10 - Círculo de Fogo - II Guerra Mundial
11 - Códigos de Guerra - II Guerra Mundial
12 - O grande Ditador - Fascismo e II Guerra Mundial
13 - O julgamento de Nuremberg - II Guerra Mundial
14 - O Pianista - II Guerra Mundial
15 - O resgate do soldado Ryan - II Guerra Mundial
16 - Operação Valkíria - II Guerra Mundial
17 - Os Anjos da Guerra - II Guerra Mundial
18 - Os caçadores da Arca Perdida – Indiana Jones - II Guerra Mundial
19 - Pearl Harbor - II Guerra Mundial
20 - Tora! Tora! Tora! - II Guerra Mundial
21 - O paciente inglês - II Guerra Mundial
22 - Uma mulher contra Hitler - II Guerra Mundial
23 - V de Vingança - Fascismo Futurista
24 - Sunshine - O despertar de um século - I Guerra Mundial ao Comunismo
25 - Olga - Era Vargas, Fascismo e II Guerra Mundial
26 - Jogos de guerra - Guerra Fria
27 - Moscou contra 007 - Guerra Fria
28 - Boa noite, Boa Sorte - Guerra Fria (Macarthismo)
29 - Caçada ao outubro vermelho - Guerra Fria
30 - Treze dias que abalaram o mundo - Crise dos Mísseis (Guerra Fria)
31 - Adeus minha concubina - Revoluções na China
32 - O último imperador - Revoluções na China
33 - Gandhi - Independência da Índia
34 - Um grito de Liberdade - Apartheid na África do Sul
35 - Diários de Motocicleta - A vida de Che Guevara
36 - A batalha de Argel - Independência da Argélia

37 - Munique - Conflito árabe-israelense
38 - Pra frente Brasil - Ditadura Militar no Brasil
39 - Lamarca - Ditadura Militar no Brasil
40 - O que é isso, companheiro? - Ditadura Militar no Brasil
41 - Zuzu Angel - Ditadura Militar no Brasil
42 - Machuca - Ditadura Militar no Chile
43 - Adeus Lênin - Reunificação alemã - Fim do Comunismo

44 - Terra de Ninguém - conflitos pós fim socialismo no Leste Europeu
45 - Enigma - II Guerra Mundial
46 - Batismo de Sangue - Ditadura Militar no Brasil

Você já assistiu algum desses filmes? Comente!

27 de set. de 2008

Hollywood a serviço do Pentágono


É gente, precisamos ter cuidado com os filmes que assistimos...
A revista História Viva deste mês mostra que um filme, além de entreter, serve também como instrumento político. LEIA MAIS!

25 de set. de 2008

Dona Paquita - 24/09/08


DONA PAQUITA

Olá pessoal!
Foi uma honra para nós ouvir a carismática Dona Paquita, mãe da professora Ana Tudela, que nos contou como foi viver a Guerra Civil Espanhola e o difícil período da II Guerra Mundial.
Que a sua mensagem de paz possa marcar os nossos corações e mentes.
Na segunda-feira publicaremos alguns textos de vocês sobre esse encontro.
Agradeço a vocês pelo comprometimento, a Ana Tudela pelo apoio e à querida Dona Paquita por sua generosidade! Muito obrigada!
Escrevam comentários! O que vocês acharam?

22 de set. de 2008

Produções de Texto




Olá!

Você já pensou como seria a sua vida na Guerra Civil Espanhola (1936-1939) ou na II Guerra Mundial (1939-1945)? Leia então como os estudantes se imaginaram nesses acontecimentos históricos!


GUERRA CIVIL ESPANHOLA:
Diogo Mello Brazioli – 9ª Série C
Sou um comandante espanhol, me chamo Pablo e sou responsável pela estratégia do batalhão. Cada dia que passa a batalha aqui na Espanha fica mais dura. Anarquistas, socialistas e comunistas de todo o mundo estão prestando ajuda a esses rebeldes da Frente Popular.
Mesmo estando em maior quantidade, creio que as divergências internas desses rebeldes atrapalhem. Logo o reforço alemão chegará e finalmente essa guerra interna padecerá para um lado.
Nossas organizações estão a todo vapor, e darei minha vida se for preciso para que o grande Franco chegue ao poder e melhore a vida em nossa querida Espanha.
Matheus Gomes – 9ª Série C
Espanha, 1936
Era noite, eu saía em direção à minha escola religiosa, que era próximo a minha casa.
Era tempo de greves e reivindicações por uma vida melhor, então eu ficava bem atento para não passar perto de uma.
Chegando à minha escola, percebi um grande tumulto lá fora e vários militares gritando e tirando pessoas da escola, até que percebi que ela estava sendo fechada! Fiquei chocado.
Procurei saber o motivo, foi que o novo governo, liderado por socialistas e liberais, haviam feito mudanças radicais, como a redução do exército e o fechamento de escolas religiosas.

Felipe Domingos de Sousa – 9ª Série C
Madrid, 19 de abril de 1938
Caro Ricardo,
Estou voltando para o Brasil nesta próxima quarta-feira. Foi uma enorme burrice eu ser voluntário nesta guerra.
Era para ser apenas uma guerra civil, mas os apoios militares estão vindo de todos os lugares. Não irá demorar muito para virar uma guerra européia.
Porém, o que mais me motiva a voltar ao Brasil é o que aconteceu no final do ano passado. Aqueles porcos capitalistas nos atacaram em Guernica. Mataram metade da cidade.
Aqui está um caos, irmão matando irmão, por causa destas ideologias estúpidas. Só há morte, todo o meu batalhão de voluntários morreu, sou o único sobrevivente.
Apesar de todas essas infelicidades, há razões para me alegrar: minha filha está prestes a nascer.
Adeus, caro amigo.

Felipe Bottrel – 9ª Série C
4 de agosto de 1938
Atenção Leitor!
Meu nome é Pablo Herrera, sou um colunista do mais famoso jornal republicano da Espanha. Seja lá quem você for eu lhe suplico por um resgate, estou em cativeiro! Fui seqüestrado por homens de Franco. Eles têm me torturado e maltratado. Eles querem dados e informações sobre o partido republicano, no qual sou muito influente. Eu não vou agüentar por muito tempo!
E se Franco conseguir essas informações, a guerra acaba e ele assumirá o poder exercendo uma ditadura fascista que nos acorrentará por anos. Então, por favor, leve isso às autoridades da República, assim que terminar de ler esta carta!
Agradecido
Pablo Herrera
PS: Lembre-se: nossa pátria está em suas mãos!
Júlia Vieira - 9ª Série B
É um completo absurdo! Expropriaram minhas terras!
Meus amigos e eu vamos às ruas para tentar reverter essa situação. Como o governo foi capaz de fazer isso com a gente?
Com o General Francisco Franco foi organizada uma revolta contra a república. Estamos sendo apoiados pelos fascistas, Alemanha e Itália.
Espero que tudo não vire bagunça e não matem pessoas inocentes.
Contamos com Franco.
II GUERRA MUNDIAL:
Bruno Albuquerque – 9ª Série A
Rússia, 1943
Meu nome é Bruno, sou um camponês e moro em uma cidade a 200 km de Moscou. As minhas plantações foram totalmente destruídas, a casa está em chamas, pois um avião alemão jogou diversas bombas sobre nossa pequena cidade.
Eu não estou entendendo o motivo deste ataque, pois nesta cidade não há batalhões ou acampamentos do exército. Eles estão atacando os civis!
O clima na região é de tensão e medo. Só nos resta aguardar o fim da guerra para reconstruirmos as coisas.

André Villaça – 9ª Série A
Minha Vida
Meu nome é Josef Kurt. Sou polonês e tenho 21 anos. Vou contar a vocês o dia em que Hitler invadiu a Polônia.
Foi no dia 1º de setembro de 1939 que as tropas alemãs atravessaram a fronteira polonesa. Depois disso, a Inglaterra e França declararam guerra à Alemanha. Tinha início assim a II Guerra Mundial.
Como eu sou judeu, sofri muito neste período. Minha casa foi invadida e todos os móveis, jóias e objetos de valor foram confiscados pelos nazistas.
Todos nós fomos obrigados a usar a estrela de David, amarela, presa nas nossas roupas para identificar que somos judeus.
Se vocês quiserem saber mais da minha vida nesse período, vejam o filme “O Pianista”.

II Guerra Mundial

Olá pessoal!
Hoje entramos na fase 2 da II Guerra Mundial. Amanhã veremos o desfecho e as consequências!
Mais tarde publicarei as produções de texto nas quais os alunos se imaginaram vivendo a "Guerra Civil Espanhola - 1936 a 1939" e a "II Guerra Mundial - 1939 a 1945).
Abraços!
F.

19 de set. de 2008

ECONOMIA



Olá pessoal!
O tema presente na mídia é a crise financeira nos EUA e uma possível comparação com a Crise de 29. Alarmismos à parte, o governo dos EUA está interferindo rapidamente na economia, ao contrário do passado (veja charge 1).
Além disso, a economia brasileira na atualidade é muito mais diversificada e sólida do que antes, a ponto do Lula se sentir seguro para cutucar a fragilidade dos EUA (charge 2).
Esta não é a primeira e não será a última crise do capitalismo. Remetendo à revista Veja desta semana: "o capitalismo traz em seu interior o germe para resolver suas próprias crises." (charge 3).

Leia: Brasil pode manter serenidade diante da crise dos EUA, diz Meirelles