12 de mar. de 2008

DESAFIO 3


Acima, Bárbara Carneiro (9ª B), a vencedora do desafio 2. Parabéns Bárbara!!!
DESAFIO 3
Te convido a responder o desafio 3 no espaço de comentário até 19/03. O autor da melhor resposta será contemplado com um brinde surpresa!

ESCOLHA A ALTERNATIVA CORRETA E ESCREVA A JUSTIFICATIVA:
PUC-SP - A luta pela abolição da escravidão no Brasil:
a) contou exclusivamente com a participação de negros, que alcançaram seu objetivo após várias revoltas e organização de quilombos.
b) resultou do fracasso do emprego de mão-de-obra escrava na produção açucareira e cafeeira, que só obtiveram sucesso com a presença de imigrantes.
c) ocorreu de forma gradual, dado o interesse crescente de vários setores da sociedade, inclusive alguns fazendeiros, no fim do trabalho escravo.
d) aconteceu simultaneamente à independência política brasileira, à semelhança do que ocorreu na América de colonização espanhola.

3 comentários:

Anônimo disse...

Alternativa C.
Devido as leis criadas antes da lei aurea, os escravos foram sendo liberados gradativamente, e como não se podia mais comprar escravos facilmente, a tendencia foi so a diminuir o numero de escravos. A essa altura, ja existiam varios fazendeiros que apoiavam a abolição, juntamente com a grande maioria dos jornalistas, ex-escravos, pessoas consientes da situação, idealistas, etc.

fernandagouveia@gmail.com disse...

Boa resposta Diogo! Parabéns!
Vamos esperar que mais alunos respondam!
Beijos! =]

Unknown disse...

Alternativa C.

Antes de criarem a Leu Áurea para a abolição total da escravidão várias outras leis foram criadas para a emancipação gradual dos escravos no Brasil, leis como : Eusébio de Queiroz [1850]; Lei do Ventre Livre [1871]; Lei dos Sexagenários. Outro fator que ontribuiu para a emancipação do escravos foi a guerra do Paraguai, porque fomentara o repudio à escravidão entre os militares, que haviam lutado na guerra pela pátria lado a lado com escravos, e, esses quando voltaram da guerra estavam livres mas não suportavam ver suas familias ainda "presas" nas mãos dos fazendeiros.
Concluindo, até 1888, que foi quando a Lei Áurea foi assinada, mmuitas pessoas ja estavam adeptas à escravidão até mesmo os fazendeiros, e a solução arrumada por eles para que consequissem mão de obra para trabalhar nas fazendas foi trazendo imigrantes para o Brasil de todas as partes do mundo, conclusão, os escravos foram abolidos mas, de acordo com a historiadora Emilia Viotti da Costa "A abolição não correspondeu nem aos receios dos escravitas, nem às expectativas dos abolicionistas. Não foi catástrofe nem redenção".

Beijoo Fernanda... =]